DIAGNERG

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PARA RAIOS IRREGULARES COLOCA EM RISCO A SEGURANÇA DAS OBRAS

O comércio de equipamentos adulterados está se tornando cada vez mais comum no segmento elétrico
Da redação
São Paulo, 01/08/2012 - 11:36

O comércio de equipamentos que não atendem as normas obrigatórias está se tornando habitual no setor de instalações elétricas. Produtos como cabos de cobre, utilizados para instalação de para raios são vendidos fora do padrão, utilizando bitola menor, e, com menos cobre do que deveria conter. 
“Ao que tudo indica, alguns fabricantes estão reduzindo a bitola especificada de alguns cabos para economizar cobre e ter uma vantagem competitiva ilegal”, comenta Adhemar Carmardella Sant’Anna, presidente da empresa de fios e cabos elétricos IPCE.
Os produtos desenvolvidos fora da especificação provocam sérios riscos de segurança à instalação e para o consumidor. Outra problemática é a concorrência desleal que está atitude provoca, visto que os produtos fabricados conforme as normas, geralmente, possuem o custo maior que os demais equipamentos.
Para acabar com o problema, Sant’Anna acredita que a fiscalização realizada pela Prefeitura para liberar o habite-se de uma obra deveria verificar a bitola dos para raios instalados, fiscalizando se estão de acordo com o que foi especificado pelo engenheiro. 

Fonte:
Jornal da instalação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.