DIAGNERG

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

BARREIRA CORTA - FOGO

Quando uma linha elétrica atravessa elementos da construção, como pisos, paredes, coberturas, tetos, etc., as aberturas remanescentes à passagem da linha devem ser obturadas de modo a preservar a característica de resistência ao fogo de que o elemento for dotado.
Toda obturação deve atender às seguintes prescrições:
a)  deve ser compatível com os materiais da linha elétrica com os quais deve ter contato;
b)  deve permitir as dilatações e contradições da linha elétrica sem que isso reduza sua efetividade como barreira corta-fogo;
c)  deve apresentar estabilidade mecânica adequada, capaz de suportar os esforços que podem sobrevir de danos causados pelo fogo aos meios de fixação e de suporte da linha elétrica. Essa prescrição é considerada atendida se a fixação da linha elétrica for reforçada com grampos, abraçadeiras ou suportes, instalados a não mais de 750 mm de obturação e capazes de suportar as cargas mecânicas esperadas em consequência da ruptura dos suportes situados do lado da parede já atingido pelo fogo e de tal forma que nenhum esforço seja transmitido à obturação. Ou então se a concepção da própria obturação garantir uma sustentação adequada na situação considerada.
As obturações devem suportar as mesmas influências externas a que a linha elétrica está submetida e, além disso, devem ter uma resistência aos produtos de combustão equivalente a dos elementos da construção nos quais forem aplicadas. Em geral, devem ter uma resistência à chamada direta de 750ºC por três horas consecutivas.
Devem ainda apresentar um grau de proteção contra penetração de água pelo menos igual ao requerido dos elementos da construção nos quais forem aplicadas e, finalmente, devem ser protegidas, tanto quanto as linhas, contra gotas de água que, escorrendo ao longo da linha, possam vir a se concentrar no ponto obturado, a menos que os materiais utilizados sejam todos resistentes à umidade, originalmente e /ou após a finalização da obturação.
Existem no mercado materiais específicos para a finalidade de obturação (alguma “espumas”) ou, em certos casos, a aplicação de concreto magro ou de gesso como elemento de obturação pode ser considerada. No entanto, é preciso reconhecer que obturação de passagens não é especialidade de pessoas com formação na área elétrica e, neste sentido, sempre deve ser consultado um especialista no tema para definir a maneira mais adequada e os materiais mais apropriados para realizar a obturação.
No espaço de construção (poços/shafts, forros falsos, pisos elevados, etc.) e nas galerias devem ser tomadas precauções adequadas para evitar a propagação de um incêndio.
Conforme a Tabela 32 da ABNT NBR 5410 – Características dos componentes da instalação em função das influências externas, na classificação CB2, os componentes elétricos (e não elétricos) instalados em espaços de construção e galerias devem ser constituídos de materiais não propagantes de chama ou devem ser previstas barreiras corta-fogo (figura 3) ou ainda podem ser previstos detectores de incêndio.
Além disso, na Tabela 34 – seleção e instalação de linhas elétricas em função das influências externas, no caso de situações CB2 (sujeitas à propagação de incêndio), as linhas elétricas em particular devem atender ao item 5.2.2.5, o qual reforça que devem ser tomadas precauções para que as instalações elétricas não possam propagar incêndios (por exemplo, efeito chaminé), podendo ser previstos detectores de incêndio que acionem medidas destinadas a bloquear a propagação do incêndio, como o fechamento de registros corta-fogo (“dampers”) em dutos ou galerias.
Em particular, o item 6.2.9.6.8 da ABNT NBR 5410 prescreve que, no caso de linhas elétricas dispostas em poços verticais (shafts) atravessando diversos níveis, cada travessia de piso deve ser obturada de modo a impedir a propagação de incêndio.

   Revista O Setor Elétrico / Julho de 2012
Ano 7 – Edição 78
                                                                                                                               





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.